terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Retratos do Zeppelin


Referência mundial na música desde o final dos anos 1960, o lendário grupo de rock britânico Led Zeppelin, famoso por seus álbuns irretocáveis, acaba de ganhar belíssimo registro fotográfico. Led Zeppelin –Fotografias (Editora Madras, R$ 69, 192 páginas) chega às prateleiras e celebra a carreira do quarteto de rock com mais de 100 imagens coloridas e em preto e branco.

O autor Neal Preston foi escolhido pela banda ainda no início dos anos 1970 para acompanhá-los pelos Estados Unidos e é o fotógrafo que teve maior acesso ao grupo. Conseguiu registrar toda a energia dos shows, a paixão dos integrantes pela música e o misticismo em torno o Led Zeppelin.
Fotos do vocalista Robert Plant, do guitarrista Jimmi Page, do baixista e multi-instrumentista John Paul Jones
e do baterista John Bonham, que se tornaram clássicas pelos quatro cantos do mundo, agora estão todas reunidas na bela edição.

Ainda aos 17 anos, Neal Preston iniciou a carreira de fotógrafo registrando – do meio da plateia – shows de
rock na cidade de Nova York. Com a ajuda de dois promoters de shows, Preston teve acesso a vários concertos. Nomes como Jefferson Airplane, Ten Years After e Janis Joplin não escaparam de suas lentes.

A carreira deslanchou mesmo ao mudar-se para Los Angeles, em 1971. Ao lado do fotógrafo Andy Kent, mergulhou no cenário musical da Costa Oeste. Logo depois se tornou o fotógrafo oficial do conjunto.
O livro é ilustrado pela energia dos shows da banda. A publicação traz também vários outros momentos, como entrevistas para a imprensa. Led Zeppelin – Fotografias conta com uma entrevista exclusiva
com o autor. Preston narra os ensaios da banda, descreve com riqueza detalhes das viagens em jatos particulares, além de relembrar momentos privados nos camarins antes das apresentações.

Formado em 1968, o Led  Zeppelin virou referência para todo fã de rock e também para todo músico que apareceu depois dele.  Led Zeppelin, o primeiro disco, saiu no dia 12 de janeiro de 1969. Em outubro
do mesmo ano, lançaram Led Zeppelin II. O álbum trazia canções como Whole Lotta Love, Thank You e Heartbreaker, que logo se tornaram clássicos absolutos. Com a morte do baterista John Bonham em 1980, a banda anunciou seu fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais