Realizado em 26 de junho de 2010, na cidade de Chicago, o festival Crossroads, que tem como fundador o guitarrista britânico Eric Clapton, acaba de chegar às prateleiras.
O DVD duplo CrossRoads - Eric Clapton Guitar Festival 2010 (Warner Music, R$ 70 em media) é para qualquer fã de blues se lambusar. Além é claro, de arrecadar fundos para o Crossroads Centre, em Antígua, centro que trata de alcólatras e pessoas com problemas com drogas, o festival tem como meta celebrar a música.
A edição 2010 foi recheada com visitas ilustres. Além de nomes como Doyle Brahmall II, que tem despontado no cenário, Robert Cray dá um espetáculo. Crossroads também resgata músicos importantíssimos quase esquecidos. Emocionante ver Hubert Sumlin, aos 79 anos, com um sorriso que mal cabe em seu rosto enquanto solta notas de sua guitarra. Ele afirma, com sua experiência, que música
que vale é a que vem do coração, feita com a alma.
O trio texano ZZ Top também dá o ar da graça e desfila com categoria as canções Waiting For The Bus e Jesus Just Left Chicago. Como todo bom anfitrião, Clapton não deixa outros amigos de fora. Derek Trucks e Susan Tedeschi incluem duas canções no menu. Outro caso é de Buddy Guy, que para variar rouba a cena em composições como Five Long Years e Miss You, por exemplo. Nome importante também é Jeff Beck, que com muita classe solta notas e solos certeiros de sua guitarra. Um dos pontos altos é quando Clapton - junto de Steve Winwood, com quem tocou nos anos 1970, toca canções como Had To Cry Today e Shake Your Money Maker, além de homenagear Jimi Hendrix em Vodoo Chile. O encerramento apoteótico é responsabilidade, é claro, do mr. BB King.
Nenhum comentário:
Postar um comentário