terça-feira, 22 de outubro de 2013

Baterista Nenê completa 50 anos de carreira

Criador de composições ousadas, desafiadoras e ao mesmo tempo elegantes, o baterista Realcino Lima Filho, conhecido como Nenê, comemora os 50 anos de carreira e tira do forno o álbum Inverno (Selo Sesc, R$ 20 em média), 12º de sua discografia.

Leia entrevista com o músico:

Esse é o 12º disco. Como é possível se reinventar após tantos trabalhos?
Através do estudo e prática constante, tanto minha como do Alberto e do Írio. A preocupação com o tempo em que vivemos. Temos ensaios regulares com a renovação constante do repertório. 

Mudou algo na hora de gravar do que é hoje para os anos 1970, por exemplo? Pergunto isso, pois sua música é orgânica.
O nosso modo de gravar não mudou nada, sempre gravamos o que realmente aconteceu na gravação, não recortamos nada, nada de overdub. O que está no CD é o que realmente tocamos naquele momento.

Tem improviso na hora da gravação ou tudo já está muito bem organizado?
Têm os temas com os arranjos das músicas, mas a parte da improvisação é livre. Acontece o que cada um sentir.

Como é escrever suas canções, de onde brota a inspiração?
A inspiração vem do trabalho, depois de tanta experiência você desenvolve um sistema de composição própria, baseado na inspiração e na técnica, componho todas minhas músicas no piano.

De onde surgiu a ideia para o nome do novo disco?
Eu já tinha ouvido as quatro estações do Vivaldi e eu sempre gostei muito de homenagear pessoas ou países. As quatro estações no Rio grande do Sul, onde nasci, são muito marcantes. Assim como na Europa, onde vivi por 12 anos. Portanto, isso me inspirou a compor essa quadrilogia, Outono, Inverno, Primavera e Verão.

Esse é o segundo disco com esse time de músicos. Como é trabalhar com eles?
Trabalhar com Írio e o Alberto é ótimo. São dois músicos extremamente competentes. Esse trabalho com eles modificou minha linha de composição porque eu pude desenvolver uma composição mais sofisticada devido ao alto nível técnico e musical que eles possuem.

O senhor está comemorando 50 anos de carreira. Foi difícil se consagrar como baterista no Brasil?
Ainda não me considero consagrado. Eu vou buscar até o fim da minha vida a realização no aspecto musical. Eu acho que a gente deveria viver pelo menos uns 180 anos para poder realizar o sonho musical realmente. Meu pensamento funciona através da música.

O senhor encontra dificuldade em divulgar seu trabalho?
Encontro dificuldade porque a musica instrumental não tem acesso a mídia, tirando o Sesc e a rádio Cultura, a gente não consegui acesso algum. Embora a imprensa reclame da censura, nós somos censurados por ela e isso não é democrático.

Qual a maior dificuldade que passou na carreira?
Eu nunca passei dificuldade na carreira. Nunca me preocupei com problema econômico, comecei muito novo e em toda minha existência, até agora, sempre me preocupei com a música.

E quais suas melhores lembranças dessa trajetória até agora?
São várias, desde quando era bem garoto, ia na rádio Farroupilha para assistir os programas musicais ao vivo, programas de auditório, até todo o período em que toquei com grandes músicos brasileiros e internacionais: Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Elis Regina, Milton Nascimento, entre muitos. E também agora, com o trio, que considero o momento mais importante da minha carreira. 

Uma curiosidade. Como a música surgiu em sua vida e quando decidiu que tomaria esse caminho?
Nasci músico. Com 4, 5 anos ganhei um pandeiro da minha mãe e foi aí que tudo começou. Depois ganhei um acordeom do meu pai. Isso foi o início de tudo. Sempre fui músico.

Quais os próximos planos?
Dar continuidade com o trabalho do trio, conseguir completar a quadrilogia, gravando os CDs Primavera e Verão. Já estamos prontos para entrar em estúdio. E também o projeto do trio com orquestras, com arranjos e composições de minha autoria.

Fotos: Felipe Pepe Guimarães/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais