domingo, 13 de novembro de 2011

Aqualung chega bem aos 40 anos

O ‘riff’ com o qual a guitarra de Martin Barre anuncia a abertura de ‘Aqualung’ ainda é inspirador, genial e arrebatador.

E mesmo após quatro décadas de seu lançamento, basta escutar canções como a faixa homônima – grande clássico da banda britânica Jethro Tull – ou a bela ‘Cross-Eyed Mary’ para perceber que não, o álbum não envelheceu nada. Ele continua apetitoso, grandioso, educado e furioso, quando necessário.

O fato é que, mesmo soando novo em folha, ‘Aqualung’ apaga as velinhas de aniversário e ganha edição especial (EMI, R$ 40 em média). Além de trazer as 11 faixas originais – que para a edição ganharam nova mixagem – compostas por Ian Anderson, flautista, vocalista e líder do Jethro, a versão chega às prateleiras em formato digipack, com CD bônus e um livreto de 36 páginas recheado por belas fotos.

Com mais de 15 milhões de cópias vendidas no mundo, ‘Aqualung’ – quarto disco de estúdio – é até hoje o grande trabalho da banda. E talvez ele retrate o momento mais inspirado do Jethro Tull, além de ter sido divisor de águas em sua carreira. Responsável por abrir as portas do mundo ao grupo, ‘Aqualung’ foi, aliás, é até hoje, referência para várias bandas importante. Foi com ele que o Jethro Tull firmou sua mistura de rock com temperos folk, sempre bem abordados pela flauta de Ian Anderson.
Como se não bastasse a beleza das canções já conhecidas do disco, o CD extra traz 14 canções gravadas no período entre 1970 e 1971. Versão mais antiga de ‘My God’, com arranjos diferenciados, lista nos bônus. Outra que ganha vida agora é uma gravação diferente – registrada antes dos takes finais do disco – para a bela ‘Wind-Up’.



As composições, recheadas por arranjos cuidadosos, são capazes de emocionar qualquer um. Três delas já bastariam para glorificar o disco, mas não. Ele é lindo desde o primeiro instante de ‘Aqualung’ – faixa que abre a obra -, passando por preciosidades como ‘Mother Goose’ ou a encantadora ‘Wond’ring Aloud’, até a última nota de ‘Wind-Up.



‘Aqualung’ é daqueles discos mágicos, criados naqueles momentos em que algo especial paira sob os músicos e os prestigia com tamanha magnificência. Magnificência capaz de eternizar a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais