terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nirvana e o show de Paramount

‘With the lights out it's less dangerous/Here we are now entertain us/I feel stupid and contagious/Here we are now entertain us'. Esse com certeza foi um dos trechos de música mais cantados nos anos 1990. E é com ele que o trio norte-americano Nirvana enlouqueceu o público que parou o trânsito das imediações e lotou o teatro Paramount, em sua cidade natal, Seattle, em apresentação ao lado de outro precursor do grunge, o Mudhoney.


Gravado há 20 anos, na noite de 31 de outubro de 1991, Nirvana - Live At Paramount (Universal Music, R$ 40 em média) - único concerto do grupo filmado em película -, chega agora em DVD, traz repertório pesadíssimo e mostra a banda na melhor fase. Já se foram duas décadas desde o lançamento de 'Nevermind', álbum que quebrou barreiras e mostrou ao mundo o que o vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o contrabaixista Krist Novoselic e o até então novato baterista Dave Grohl - hoje líder do Foo Fighters - andavam aprontando no Estado de Washington.


Sem muita produção, apenas usando pobre jogo de luz - sem contar os dois dançarinos, um garoto e uma garota, dançando feito loucos nos cantos do palco - o trio chega no Paramount disposto a arrebentar. E arrebenta. De poucas palavras - todas as falas ficaram a cargo do contrabaixista -, Cobain, trajando blusa cinza furada e cabelo esvoaçado, parece ter acordado naquele dia disposto a fazer um show memorável. 

'Jesus Doesn't Want Me For a Sunbeam' - originalmente escrita pelos britânicos do The Vaselines - abre a apresentação. Mas é na sequência, com a paulada 'Aneurysm', que o clima esquenta. Canção com boas pitadas de punk rock, 'Aneurysm' serve de pano de fundo para Grohl espancar as poucas peças da bateria. 
O show ‘garageiro' e descompromissado passeia por temas como 'Drain You', 'Scholl' e a barulhenta 'Floyd The Barber'. O Nirvana ainda ataca com a excelente e carismática 'About A Girl', um dos destaques. 'Polly' traz ótimo trabalho de vozes. 'Lithyium', canção de 'Nevermind', virou clássico da banda. Tocada com muito entusiasmo, também merece, ao lado de 'Blew', destaque no repertório.


O trio ainda desfilou 'Silver', 'Negative Creep', 'On a Plain', 'Rape Me'e 'erritorial Pissings' entre outras. Sujo, pesado e cheio de energia. E já se passaram 20 anos mesmo? Parece que foi ontem. Bons tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais