quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Raimundos e Ultraje a Rigor travam um divertido embate

Duas bandas que marcaram gerações do rock brasileiro, uma nos anos 1980 e a outra nos anos 1990, cada uma com suas peculiaridades, resolveram cair na farra. A ideia era a de dividir um disco com um grupo fazendo releituras do outro e foi nesse clima, de diversão, que saiu Ultraje a Rigor x Raimundos (Deck Disc, R$ 28,90 em média).

Sem medo de distorções e sem firulas, o cantor e guitarrista Roger e seu Ultraje a Rigor tiram do bolso versões impagáveis para faixas como O Pão da Minha Prima, Eu Quero Ver o Oco e Me Lambe. Já Digão e os Raimundos revisitaram clássicos como Rebelde Sem Causa, Nós Vamos Invadir Sua Praia e Inútil, entre outras conhecidas. 

Roger conta que uma banda não teve acesso ao que a outra estava preparando. "Foi muito gostoso e divertido. Foi como fazer uma plástica nas músicas. Modificar, esse é o trabalho do músico. Houve uma rivalidade saudável e foi uma surpresa para as duas bandas", afirma Roger. "As duas quiseram homenagear e ao mesmo tempo brincar, sacanear", diz. Segundo ele, a ideia não era melhorar as músicas, mas mostrar como elas poderiam ser tocadas.

Para Digão foi emocionante poder gravar e lançar suas versões do Ultraje. "Demos muitas risadas na pré-produção, foi muito fácil e prazeroso", revela o músico. Das regravadas pelo Ultraje, conta que achou todas ótimas e a predileta foi a versão para Papeau Nuki Doe. "Por ser um lado B e trazer a nostalgia de tocá-la novamente." Bandas de tempos diferentes mas que abusam sem medo do bom humor e desfilam elogios à outra. Enquanto Roger conta que conhecia as músicas dos Raimundos - com exceção das letras -, Digão diz que os discos do Ultraje embalaram muito as festas adolescentes que frequentou. "Sabíamos de cor todas as músicas de Nós Vamos Invadir Sua Praia", afirma.

Quando a pergunta, em tom de brincadeira, para os músicos é: qual música regravada por você ficou mais legal do que a original, Roger responde que "todas", em meio a risos. "A gente é mais sofisticado nos arranjos. Os Raimundos são mais diretos e retos e fazem isso muito bem", diz. Já Digão diz que não dá para melhorar o que já é perfeito. "Mas demos uma cara mais moderna às músicas do Ultraje e eles deixaram as nossas mais ‘tiozão'", brinca o compositor.

Enquanto Digão fica de prontidão para cair na estrada com as duas bandas, e diz que isso só depende do Ultraje, Roger - que entrou nessa porque era apenas ‘meio disco' e não precisaria compor - se esquiva e diz que não tem essa intenção. "Além do meu medo de avião, agora temos emprego fixo. Quero fazer as coisas mais devagar. Estou com 56 anos, já rodei bastante por aí", brinca o músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais