quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Edição rara e de luxo


Trabalho digno de ser apreciado com calma é o livro '40 Anos do Queen' (Editora Lafonte, 94 págs, preço médio R$ 150). Refinado e em grande estilo por dentro e por fora. A edição de luxo, com direito a luva e capa dura, chega às lojas com prefácio assinado por dois dos músicos da banda britânica: o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor.

Nas páginas com diagramação atraente, o autor Harry Doherty resgata os primórdios da história do quarteto que contava também com o vocalista Freddie Mercury (1946-1991) e o contrabaixista John Deacon. As primeiras linhas remontam aos anos 1960, época em que os quatro jovens já tinham o mesmo pensamento, porém traçavam caminhos diferentes, até que a vida os juntou. Momentos interessantes como a gravação das primeiras demos do conjunto, em 1971, também são narrados pelo autor. O livro faz questão de deixar claro que nada veio fácil para o Queen e aborda as dificuldades para conseguir horas em estúdio para as primeiras gravações - sempre durante a noite, por ser mais barato -, assim como a cansativa busca por um contrato para lançar as músicas.

Ilustrando os fatos com fotos raras, Doherty não deixa de fora as histórias de cada um dos álbuns lançados pelo Queen, e com observações de May e aspas registradas à época dos devidos lançamentos pelos outros integrantes. O autor aborda com segurança detalhes como o do surgimento do punk - estilo que, segundo a obra, chegara para varrer bandas de rock como o Queen - na Grã-Bretanha, em 1977, quando gravavam o disco News Of The World.

SURPRESAS


Ao virar das páginas o leitor se depara com gratas surpresas. O livro apresenta reproduções fiéis como o cartaz que anunciava o espetáculo no Rainbow Theatre, em Londres, em 1974. Kit publicitário que apresentou o quarteto à imprensa norte-americana, em 1973, com foto de divulgação em preto e branco e cópia do release, é presente logo no começo da edição. As reproduções de quatro cartas escritas à mão em 1975 pelos músicos para o Fã-Clube Internacional Oficial do Queen está entre os anexos.

As passagens da banda nos anos 1980 pelo Brasil também são tema das páginas. A primeira, em março de 1981, traz reprodução do material que anunciou a apresentação no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e foto do conjunto no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, além de relatos da turnê. Cartaz de 1985, quando se apresentaram durante duas noites no festival Rock In Rio, também ilustra a obra, assim como foto do conjunto no palco carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais