quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Deep Purple comemora 40 anos do álbum Machine Head

Ousado, pesado e ainda jovem, o grupo britânico de rock Deep Purple reuniu toda sua energia no estúdio e preparou, em 1972, um trabalho que mudaria sua vida para sempre, o disco "Machine Head".

O disco completa 40 anos e ganha edição especial, "Machine Head 40th Anniversary Tour Edition" (EMI Music, R$ 29,90 em média), que chega às lojas em formato digipack (caixa de papel).

Diferentemente da edição que comemorou os 25 anos do álbum - que saiu em edição dupla, uma remasterizada e a outra remixada, além de livreto de fotos - e da edição lançada no Exterior com quatro CDs e um DVD, o relançamento nacional chega às lojas remasterizado contando apenas com o disco original e uma faixa bônus, a balada "When a Blind Man Cries". A composição saiu originalmente no lado B do single "Never Before".

Foi com ele que a promissora banda fez com que os holofotes do mundo focassem de vez suas luzes sobre ela. O sexto disco do grupo, na época formado por Ian Gillan (voz), Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Paice (bateria), Roger Glover (contrabaixo) e Jon Lord (teclado), morto em julho, registrou "Machine Head" em dezembro de 1971, na Suíça, no estúdio móvel dos Rolling Stones.

É dele que saltam composições furiosas e precisas como "Highway Star" e "Smoke On The Water", seus dois maiores clássicos, presentes nos concertos do grupo até hoje. Não é à toa que o disco passou 118 semanas no ranking TOP 200 da "Billboard" norte-americana, além de, à época, ter alcançado o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra e de vários países.

A ideia de "Smoke On The Water" surgiu após a banda escapar de um incêndio no cassino Montreux, quando assistia a um concerto do grupo Frank Zappa and The Mothers of Invention. O fogo tomou o local e a fumaça se estendeu ao lago que beira a cidade, o que acabou inspirando Glover para o título.

Machine Head ainda presenteia o ouvinte com o petardo "Pictures Of Home". Iniciada por precisa junção de notas de bateria, a terceira faixa do disco traz fraseado pesado de guitarra e refrão grudento. Recheada pelos teclados Hammond de Lord, "Lazy" é outro destaque. No total, são pouco mais de 40 minutos de ação do melhor momento do grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais