terça-feira, 28 de setembro de 2010

A manhã que Hendrix acordou Woodstock

O festival de música de Woodstock, realizado na fazenda de Max Yasgur, na cidade de Bethel, em Nova York, entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, se tornou literalmente um universo de informações.

Mais de 40 anos após o festival de ‘Paz e Música’, Woodstock transcende e ainda surpreende com materiais inéditos.

O que acaba de chegar às prateleiras é o DVD Jimi Hendrix – Live at Woodstock (Sony Music R$ 60 em média). Trata-se de uma nova edição do lendário concerto do guitarrista acompanhado pela banda Gypsy Sun e Rainbows.

Por conta de problemas com o mau tempo e atrasos, Hendrix só conseguiu se apresentar na segunda-feira, 18 de agosto.
As filmagens daquela manhã trazem uma apresentação no mínimo incendiária. Das 500 mil pessoas que estiveram no festival, 180 mil ficaram para ver a guitarra Stratocaster de Hendrix gritar.
Além da filmagem profissional realizada por câmeras coloridas, esta nova edição brinda os fãs com um segundo disco intitulado A Second Look.

Recheada por imagens inéditas em branco e preto, a filmagem feita por Albert Goodman, um estudante de teatro de 22 anos que vivia em uma comunidade perto da fazenda de Yasgur, traz novos focos e ângulos para a apresentação do guitarrista.

Goodman conseguiu a façanha de ficar no palco e registrar sozinho, com sua câmera Sony CV ½, o show que se tornou histórico.

Nas novas cenas, é possível ver como Hendrix conduzia a banda com perfeição. Maestro sem batuta, o músico dirigia a apresentação apenas trocando olhares com sua banda.

Com takes do palco, a filmagem feita por Goodman traz também a visão que Hendrix teve do público durante o show, além de diferentes closes das notas ardidas que saltavam pelos dedos do guitarrista.

A equipe de filmagem contratada para registrar o festival não conseguiu filmar a canção Hear My Train A Comin na íntegra, pois teve de trocar os rolos de filmes enquanto Hendrix praticamente destruía a guitarra. Goodman não teve o mesmo problema e registrou a canção de ponta a ponta.

Reza a lenda que após o festival, Goodman pegou carona com um motorista que conhecia pessoas que estavam trabalhando na casa que Hendrix havia alugado na região. Não faltou mais nada para o encontro. E foi aí que Hendrix pôde assistir às filmagens de Goodman.

A nova versão traz ainda, como bônus, uma entrevista coletiva com Hendrix, no restaurante do Frank, duas semanas após Woodstock, além de entrevistas com o baixista Billy Cox, o guitarrista Larry Lee e o promotor do festival Michael Lang.

É bom? Quando se trata de Jimi Hendrix, não é necessário perguntar se é bom, e sim o que há de diferente!
Coluna publicada hoje no Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais