quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Instituto da Música Judaica Brasil realiza o segundo Kleztival

De 22 a 30 de outubro será realizada a segunda edição do Kleztival, evento promovido pelo Instituto da Música Judaica -Brasil e cujo objetivo é divulgar a riqueza, a beleza, a alegria e a importância da música de origem judaica, especialmente de sua vertente klezmer.
Com apresentações marcadas para locais como Sesc Pompeia, Sesc Bom Retiro, Auditório Ibirapuera, A Hebraica e a Estação Sé do Metrô, o festival será composto por workshops, masterclasses, palestras e shows com alguns dos artistas mais importantes do gênero, como o grupo americano The Klezmatics, que tem até mesmo um troféu Grammy em seu currículo.

Derivada dos antigos cantos litúrgicos e orações praticadas no Levante há mais de três mil anos, a música judaica se desenvolveu em várias vertentes.
A klezmer, provavelmente a mais popular entre todas, tem como característica básica ser a mais alegre e festiva, sendo originária dos judeus do norte e leste do continente europeu.
Revivida a partir da década de 1970, a klezmer hoje possui seguidores em todo o mundo, inclusive no Brasil, que incluem inovações em suas obras, sem, no entanto, perder a identidade e as características fundamentais divulgada pelos pioneiros.
A direção musical do Kleztival, que não tem fins competitivos, está a cargo do trompetista americano Frank London, líder do The Klezmatics, com direção executiva por conta dos brasileiros Nicole e Edgar Borger.

Em sua primeira edição, realizada em setembro de 2010, o Kleztival alcançou um público de mais de quatro mil pessoas, e contou com a participaçao de 15 bandas, cantores e grupos do Brasil e do exterior.

Na programação desta segunda edição, estão escalados, além dos Klezmatics, o clarinetista norte americano  radicado no Brasil, Stewart Mennin, a Klezmeron Orkestra, do Uruguai (que também inclui músicos brasileiros), a parceria entre os brasileiros Nicole Borger e Patavinas Jazz Club, o duo israelense Isra-Alien e o duo europeu composto por Merlin e Polina Sheperd, da Inglaterra.

Outros grupos brasileiros, como Klezmorim, de Curitiba, Zemer, do Rio de Janeiro, Neshume Bruder, Trio In Canto, Zamarim e Azdi, também estarão na programação.
Além da divulgação de uma cultura musical das mais ricas e diversificadas e que merece ser mais difundida no Brasil, o Kleztival também traz como atrativo a acessibilidade de sua programação.
As atrações do festival poderão ser vistas ou gratuitamente, ou a preços bastante baixos. De 24 a 27/10, por exemplo, sempre às 18h, algumas bandas e artistas integrantes da programação do evento irão se apresentar na estação Sé do metrô paulistano.
Outra marca do festival é a criação da Orquestra do Kleztival, reunindo todos os músicos participantes para uma performance repleta de entusiasmo e prazer em performance que marca o encerramento do evento, com direção de Frank London.

Destaques da programação:
27/10 (quinta) 20h show com Trio In Canto. Do duo Neshume Bruder, do grupo Klezmorim(de Curitiba), da russa Polina Seperd e de Merlim Sheperd, de Londres.Local: Museu da Casa Brasileira – Av.Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – Ingresso gratuito
29/10 (sábado) - 20h show de encerramento do Kleztival, com a participação da Orquestra do Kleztival. Local: A Hebraica (rua Hungria, 1.000 - Jardim Paulistano – 0xx11 3818-8800)
Mais detalhes da programação completa do Kleztival em:
www.imjbrasil.com.br/kleztival.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais