terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os encantos da voz de Ella Fitzgerald

O charme e a força que a música norte-americana teve nos anos 1950 e 1970 são ímpares. O mundo viu o surgimento de compositores espetaculares, canções repletas de beleza e cantores que imortalizaram seus nomes atrapelo talento. E a cantora Ella Fitzgerald não foge à regra. Mas ela não foi apenas um grande nome do jazz norte-americano. Sua música se encaixa no encanto que a arte teve nesse período e vai além.


Sua voz nunca beirou o esquecimento. Sempre ativa, e mesmo hoje, 15 anos após sua morte, seu nome e sua obra continuam poderosos e influenciando cada geração. Para celebrar a riqueza de sua música, chega às lojas "Ella Fitzgerald - Best of BBC Vaults" (Som Livre, R$ 46,90 em média).

Com bela embalagem digipack, o pacote é recheado por CD e DVD e traz apresentações impagáveis da cantora para a TV britânica BBC, realizadas entre 1965 e 1977. Também integra o lançamento livreto com prévia da história de Fitzgerald, assinado por Stuart Nicholson, professor da universidade de Leeds e autor de seis livros de jazz, incluindo biografia da artista.

Entre as 18 composições que ilustram o álbum estão "The Lady Is a Tramp", "Angel Eyes", "Good Morning Heartache" e a delicada "Manhattan", destaque do disco. A suavidade dos arranjos em músicas como "Misty" se mistura à ternura de sua voz. Ternura que, quando menos se espera, ganha poder e corpo sem tamanho. Como se transformasse em furacão, toma conta de tudo, como na faixa "Don't Rain On My Parade".

Com mais de duas horas de imagens, o DVD traz quatro apresentações de Fitzgerald. A primeira, de 1965, intitulada "Show Of The Week: Ella Fiztgerald Swings", conta com sete composições. bem representada, a música brasileira se faz presente com a versão de "The Girl Of Ipanema (Garota de Ipanema)", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Sempre doce, educada e bem-humorada com o público, ela apresenta no show "Ella Fitzgerald Sings", de 1965 - um de seus shows mais vistos pela rede de TV -, pérolas como "Body And Soul", "Too Marvellous For Words" e "Them There Eyes".

Além do show "Ella Fitzgerald At Ronnie Scott's", de 1974, o DVD conta também com "Jazz From Montreaux". Gravado quatro anos depois do anterior, apresenta qualidade de vídeo e áudio melhor que as outras três.

Além de "One Note Samba (Samba de Uma Nota Só)", de Tom Jobim e Newton Mendonça, "Jazz From Montreaux" conta com tesouros como "Day By Day", "Ordinary Fool" e "Come Rain Or Come Shine" em seu setlist. É para escutar até não querer mais - se for possível não querer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais