quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O disco de vinil quer voltar para ficar

Ao mesmo tempo em que a venda de CDs não aquece tanto o mercado musical, o disco de vinil se esforça para reconquistar lugar ao sol.

De volta às prateleiras e a todo vapor, o LP ganha mais espaço nas grandes lojas da América do Norte e Europa e passa a reconquistar antigos fãs e a ganhar outros adeptos também. Isso sem contar nas lojas menores que comercializam além de LPs lacrados, os usados e raros.

Nos Estados Unidos, gravadoras como a Universal apostam forte no relançamento de álbuns importantes como a discografia da banda brasileira Mutantes, por exemplo.

Bandas que tiveram seus títulos praticamente desaparecidos, voltam agora ao mercado por meio desses relançamentos. Discos de grupos como o Sir Lord Baltimore, Blue Cheer e Granicus, que até há algum tempo atrás eram quase impossíveis de serem encontrados, agora estão de volta.

Paul McCartney também entrou na onda. Seu clássico álbum Band on the Run também foi relançado em LP nos Estados Unidos. Duplo, o disco traz além dos belos encartes, um pôster com fotos. É só isso? Não. Você ainda ganha um cartão com um código que lhe dá direito de baixar direto do site do músico todos os arquivos digitais, caso queira.

A discografia do lendário grupo Black Sabbath também foi relançada, em edições com capa dupla e fotos.
Há também um novo projeto nos Estados Unidos chamado Back to Black. O catálogo, também comercializado pela Universal, não só aposta na produção de discos de novos artistas como Amy Winehouse, como tira do baú preciosidades, como o álbum da banda Blind Faith – grupo do qual o guitarrista Eric Clapton participou no final dos anos 1960.

No Brasil, a Polysom continua sua aposta no LP. Além de álbuns que tiveram sua versão em impressa e vinil pela primeira vez, como Chiaroscuro, da cantora Pitty, a gravadora recolocou no mercado, pelo projeto Clássicos em Vinil, discos importantes como A Tábua de Esmeraldas do Jorge Ben eCorreio da Estação do Brás, do Tom Zé, entre tantos outros.
Além do álbum Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar, da Rita Lee, outros que acabaram de sair do forno são os dois discos do grupo Secos & Molhados.
Coluna pubilcada no jornal Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais