segunda-feira, 24 de maio de 2010

Johnny Winter emocionante



O sonho de muitos finalmente se tornou realidade. A tão aguardada vinda da lenda viva do blues Johnny Winter ao Brasil já era algo que estava quase ficando fora dos planos do músico. E dos fãs também.

Mas após várias tentativas frustradas, o mestre da guitarra finalmente posou por estas terras e nos brindou com uma noite para lá de emocionante.

Além de Winter, o show realizado no último sábado (22), no Via Funchal, em São Paulo, contou também com o excelente baterista Vito Liuzzi, Paul Nelson na outra guitarra e o baixista Scott Spray.

Todos aqueles que acharam que Johnny Winter traria um setlist mais calmo, se enganaram. O músico também pincelou canções mais pesadas e passeou por toda a carreira.
Após o ótimo show de abertura dos guitarristas brasileiros André Cristovam, Álvaro Asmmar e Luis Carlini, era hora do bom e velho mestre plugar sua guitarra.

Às 22h40 em ponto, a banda de Winter deu início ao espetáculo, Winter não entrou durante toda a primeira canção de introdução. A ansiedade aumentou, e todos devem ter pensado, "Onde está ele?"

Quando a figura albina entrou no palco, andando devagarinho e com dificuldade, todos se levantaram para aplaudi-lo. Winter, com seu tradicional jeans, camiseta preta e seu chapéu, sentou-se na cadeira, segurou sua velha guitarra, e fez aquilo que melhor sabe.

A banda é elegante ao tocar. Demonstrando muito carinho com Winter durante o tempo todo, deixam claro que sabem muito bem qual nome estão ajudando a representar.

Bem sabemos que por conta dos problemas que sofreu com dependência química, o fôlego do guitar hero nascido no Texas não é o mesmo de outrora, mas isso está longe de apagar sua luz.
A voz de Winter continua inconfundível, seus acordes e escalas também. Sentado em seu cadeirinha, comandou a banda, o palco e tudo mais que estava dentro do Via Funchal durante pouco mais de 1h30 de espetáculo.

Entre as canções, o blues arrastado tomou forma com Black Jack, com direito a um solo de tirar o ar de qualquer um dos presentes. Além de Hideaway, a canção All Tore Down, do clássico álbum Still Alive and Well, também estava na lista de canções de Winter.
Mas foi mesmo com Good Morning Little School Girl, gravada há mais de 40 anos, que o músico arrancou lágrimas de muitos dos fãs lá presentes.

Johnny Winter humildemente homenageou Jimi Hendrix com Red House, e durante o solo, a emoção mais uma vez veio à tona, afinal trata-se de uma lenda, homenageando outra e talvez a maior delas.
Eric Clapton também não passou despercebido, Winter mencionou os acordes de Sunshine of Your Love, do Cream.

Mas mal sabíamos que o melhor ainda estava por vir. Foi fácil fechar os olhos por alguns segundos e imaginar o show gravado para o clássico álbum Captured Live, enquanto Johnny Winter tocava o clásssico Bonny Moronie. A sequência quase inacreditável, todos cantaram o refrão de It´s All Over Now junto de Winter, "Cause I used to love her, but it´s all Over Now".

Com uma discografia como a de Johhny Winter, quase tudo é clássico. Mas para finalizar, não poderia ser diferente. Finalmente com sua clássica guitarra Gibson Firebird na mão, veio a canção Highway 61 com direito a improvisos, selando com orgulho a apresentação magistral.
Os olhos emocionados, mal conseguiram piscar durante toda a apresentação. Observaram atentos e com gosto, a um dos maiores nomes vivos da história da música, mr.Johnny Winter.
Fotos: Stephan Solon/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais