segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Avantasia faz show histórico na cidade de São Paulo


E para encerrar o glorioso ano de 2010 nada melhor do que uma super banda fazendo um grande show. E coube ao Avantasia a missão de fechar o ano com chave de ouro, o que é claro foi muito bem feito e com tudo que os fãs tinham direito.

Em sua segunda passagem pelo Brasil (a primeira foi em 2008) o Avantasia veio desta vez para divulgar os seus dois últimos discos “The Wicked Symphony” e “Angel Of Babylon” que foram lançados simultâneamente no primeiro semestre. Neste show a banda trouxe uma constelação de estrelas do metal tendo os músicos Michael Kiske (voz), Kai Hansen (voz, guitarra - Gamma Ray), Jorn Lande (voz - Jorn, Masterplan), Bob Catley (voz - Magnum), Amanda Sommerville (voz), Sascha Paeth (guitarra), Olliver Hartmann (guitarra), Robert Hunecke (baixo), Miro Rodenberg (teclado) e Felix Bohnke (bateria), além é claro, de Tobias Sammett idealizador e vocalista principal do Avantasia.


Um fato curioso sobre este show é que ele havia sido marcado e depois cancelado por falta de um local adequado que encaixasse com a data que a banda tinha em sua agenda. Depois este show foi remarcado para o dia 13/12 (uma segunda feira – e único dia na agenda da banda) e o local escolhido foi o inusitado “Centro de Tradições Nordestinas” que fica longe “bagarai” e nunca (pelo menos até onde eu saiba) recebeu nenhum show de Metal. Portanto, assim que o local foi anunciado muitos fãs torceram o nariz (inclusive eu) e eu sinceramente estava com receio que o local não fosse adequado para um show desse porte. A grande surpresa é que o local parecia uma enorme praça de alimentação com o palco ao fundo. E o palco estava realmente bonito. Com o mesmo fundo (com a capa do cd “The Scarecrow”) da última turnê e com as passarelas atrás do mesmo. 

O dia escolhido para o show também não podia ser pior, pois além de ser uma segunda feira, caiu uma chuva torrencial e  todo mundo sabe o que acontece quando chove assim em São Paulo né ? Eu ainda dei sorte e devido ao rodízio de veículos na cidade tive que sair mais cedo e cheguei ao local antes das 17 hs. Até essa hora a chuva ainda não tinha virado tempestade. Mas fã que é fã não liga para os entraves e o local estava realmente cheio. Inclusive tinha fãs de todas as partes do País.


Mas vamos ao que interessa..... O show começou com uns 20 minutos de atraso e na introdução de “Twisted Mind” o povo já foi a loucura. Este primeira música só conta com a participação de Tobias Sammet nos vocais e a mesma foi executada com perfeição. Na sequência vieram as fantásticas “The Scarecrow”, “Promised Land” e “Serpents in Paradise” que contaram com a participação do fabuloso Jorn Lande. Como canta esse cara !!! E ele nem precisa se esforçar pois a voz dele é muito forte.  Nem é preciso dizer que foram ovacionados né ?

Os primeiros acordes da linda “The Story Ain't Over” já deixam todo mundo doido e assim que aparece Bob Catley com seu vozeirão  a coisa fica realmente brilhante. Fabulosa a música e a interpretação, porém  é o próximo convidado que realmente leva todo mundo ao delírio. Em sua primeira passagem pelo Brasil o vocalista "lenda viva" Michael Kiske é ovacionado mesmo antes de aparecer no palco.  Com ele são executadas “Reach Out for the Light” e “The Tower”. O povo faz um coro “Kiske, Kiske” tão forte que deixa Michael Kiske visivelmente surpreso. Ele ainda disse que virá mais vezes ao Brasil à partir de agora.


A próxima música vem de forma surpreendente pois é justamente uma das que mais gostei dos álbuns novos. “Death Is Just a Feeling” que foi originalmente gravada com Jon Oliva nos vocais é interpretada por Kai Hansen (pela primeira vez o vejo sem guitarra), que adentra ao palco em um figurino com cartola e bengala. E o mais legal é que o cara incorpora a música fazendo até uns movimentos teatrais. Matou a pau !!
          
Assim que Kai deixa o palco Sammett anuncia  a canção que foi chamada de pop pela imprensa alemã. A linda “Lost in Space” é cantada em uníssono mostrando que é uma grande canção e já se tornou um clássico da banda. 
      
Bob Catley então volta ao palco e com ele é executada a balada “In Quest For”. “Runaway Train” é a próxima e conta além de Catley com Jorn Lande. Aqui é preciso dizer que essa música é mais bonita ainda ao vivo. Com Kiske de volta ao palco é executado o petardo “Dying for an Angel”  (que na gravação original é cantada por Klaus Meine do Scorpions) e mais uma vez o vocalista é ovacionado.


Mais ainda tinha mais e eles emendam “Stargazers” com Jorn, Kiske e  Oliver Hartmann fazendo as vezes de Tobias Sammett que deve ter ido descansar um pouco. Durante essa música Kiske esclalou um pilar do lado direito do palco. Aliás, Kiske roubou o show ! A cada música cantada por ele os fãs ficavam mais doidos.

Mas logo Sammett volta e faz um dueto com Amanda Somerville em “Farewell”. Logo após  “The Wicked Symphony” é anunciada como a última música da noite e conta novamente com Lande, Kiske e Oliver Hartmann que detonam tudo nessa canção.    
       
Mas é claro que tinha o Bis e “The Toy Master” tem novamente a presença de Kai Hansen nos vocais em mais uma performance teatral de tirar o chapéu. Ao final desta Hansen  é ovacionado. Ele se despede e diz que só vai buscar sua guitarra para tocar a próxima que é “Shelter From the Rain” e que  mais uma vez conta com Kiske nos vocais. Aqui nós brasileiros podemos dizer que vimos um encontro histórico pois no mesmo palco estavam o vocalista e o guitarrista da melhor fase do Helloween.
      

Com essa dupla fantástica ainda executam o hino “Avantasia”. Depois com todos os vocalistas no palco é executada a última música “Sign of the Cross / The Seven Angels” que finaliza o show de forma apoteótica. Depois dos agradecimentos ainda Michael Kiske desceu do palco para entregar uma palheta para uma fã, mostrando que além de tudo é um cara muito gente boa. Esse garoto promete ...


Com esse show, aliás....show não...espetáculo, nós encerramos o ano de forma magnífica. Com certeza 2010 já entrou na história do rock como um dos anos mais legais em termos de shows.

Aqui deixo um abraço também para grandes fãs da banda Avantasia que vieram de outras cidades e estados para este único show e que com certeza voltaram para casa com aquele sorrisão enorme no rosto. Um abração para o pessoal de Minas, de Itajaí-SC, do  Rio de Janeiro, Bragança Paulista, Campinas e todas  as outras cidades que esqueci de mencionar. Espero encontrar com vocês em outros shows por ai.

Set List:


1. Twisted Mind
2. The Scarecrow
3. Promised Land
4. Serpents In Paradise
5. The Story Ain't Over
6. Reach Out For The Light
7. The Tower
8. Death Is Just A Feeling
9. Lost In Space
10.In Quest For
11.Runaway Train
12.Dying For An Angel
13.Stargazers
14.Farewell
15.The Wicked Symphony


Bis:
16.The Toy Master
17.Shelter From The Rain
18.Avantasia
19.Sign Of The Cross

Fotos: Ronaldo Chavenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais