quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Yes lota o HSBC Brasil e faz show emocionante


Ronaldo Chavenco

O ano de 2010 está chegando ao fim, mas ainda tem alguns shows importantes acontecendo semanalmente. Desta vez foi o grupo Yes que baixou por aqui, depois de 11 anos de sua última visita, e fez um show especial para  o público que lotou o HSBC Brasil no último domingo (28). Hoje a banda traz em sua formação  o mago Steve Howe (guitarra), Chris Squire (baixo), Alan White (bateria) e os novatos Oliver Wakeman (teclados) e Benoit David (vocais),  que substituiram as lendas Rick Wakeman - tecladista e pai de Oliver - e o vocalista John Anderson.

Há pouco mais de um mês atrás, quando o show foi anunciado, eu particularmente fiquei muito surpreso, pois já fazia um tempinho que não tinha notícias da banda. Outro fato importante é que, mesmo com o curto tempo de venda dos ingressos, a apresentação teve seus ingressos esgotados, deixando claro que a banda - uma das mais importantes do rock progressivo- possui uma enorme e fiel legião de fãs.

Infelizmente o show começou com um atraso de quase 1 hora e meia, por conta de atraso no vôo que trouxe a banda de Florianópolis para São Paulo. Ao som de  Firebird Suite, os músicos aparecem no palco e ja foram ovacionados de imediato pelos fãs.

O show começou efetivamente com a viajante Siberian Khatru e dai já pude constatar que o vocalista Oliver possui um timbre muito parecido com o de John Anderson. Depois pesquisando na Internet descobri que ele cantava em uma banda cover do Yes. Durante esta música, Steve Howe fez a guitarra pegar fogo com seus solos mirabolantes, deixando a platéia em êxtase.
 
Mas tinha muito mais ainda por vir. Em seguida tocaram o clássico I've Seen All Good People, Tempus Fugit - com o baixo marcante de Chris Squire-,  Astral Traveller, que terminou com um ótimo solo de bateria. And You and I foi o próximo clássico executado, e depois dessa Steve Howe faz um belíssimo solo acústico. Da fase mais pop  executaram Owner of a Lonely Heart, seguida de Heart of the Sunrise, e a minha preferida, Roundabout, para fechar  fecha o set.

No Bis executaram  Starship Trooper. Nessa hora todo mundo ficou em pé e na segunda parte da música todos acompanharam com palmas. Ao se despedir do público, que é claro, ainda queria mais, era possivel ouvir um coro pedindo Close To The Edge, queinfelizmente ficou fora do repertório.

No fim, era possível ver a satisfação nos rostos das pessoas. Com certeza o Yes fez um show muito bonito e competente, e  mostrou que mesmo depois de 42 anos de estrada ainda tem seu lugar garantido no coração dos fãs.

Set List:
1. Firebird Suite
2. Siberian Khatru
3. I've Seen All Good People
4. Tempus Fugit
5. Astral Traveller
6. Alan White drum solo
7. And You and I
8. Steve Howe acoustic solo
9. Owner of a Lonely Heart
10.Heart of the Sunrise
11.Roundabout
Bis:
12.Starship Trooper
Fotos: Ronaldo Chavenco

Leia entrevista exclusiva com Yes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais