sábado, 27 de novembro de 2010

Yes: entrevista exclusiva

Vinícius Castelli


"Nossa, eu não me lembrava que já haviam se passado 11 anos. Sabia que fazia muito tempo", disse em entrevista exclusiva Chris Squire, baixista e fundador do grupo britânico de rock progressivo Yes, sobre o hiato desde sua última visita ao Brasil.

O grupo fará única apresentação na Capital paulista no domingo, às 21h, no HSBC Brasil. Os ingressos já estão esgotados. Referência mundial do rock progressivo, a banda que já teve em seu time o vocalista John Anderson e o tecladista Rick Wakeman promete vários clássicos para o show em São Paulo. "Tocaremos coisas dos álbuns conhecidos, incluiremos uma música do disco Time and a Word, que é Astral Traveller. Vamos colocar também músicas do disco 90125. É uma boa seleção", afirmou o baixista.

Além de Chris, o Yes chega reforçado pelo guitarrista Steve Howe, pelo vocalista canadense Benoît David, pelo tecladista Oliver Wakeman - que assumiu a função do pai Rick Wakeman - e também pelo baterista Alan White.

No currículo, o Yes carrega 'apenas' 42 anos de experiência e alguns dos discos mais importantes da história do gênero: Fragile, Close to the Edge e Tales From Topographic Oceans, para citar alguns. Chris conta que nunca esperou tanta longevidade para a banda, que esperava ter uma carreira do mesmo tamanho da dos Beatles, com pouco menos de uma década. Ele fala que não há um segredo para estar tanto tempo em atividade. "Bem, eu não sei exatamente o que é. Mas provavelmente porque o Yes gosta de tocar música para as pessoas ao redor do mundo. Nós gostamos disso. É muito bom estarmos juntos depois de todo esse tempo, e esperamos poder fazer isso por muitos anos", revelou o músico.

A banda já sofreu várias idas e vindas de músicos ao longo dos anos. Chris acredita que 19 pessoas já tenham passado pelo grupo. Ele é o único que nunca arredou o pé. "Sou o cara que não larga a banda, igual ao cara que está na festa e não vai embora para casa", brinca. "As pessoas saíram para fazer outras coisas, cuidar da carreira solo, eu fiquei esperando para ver o que aconteceria. É por essa razão que estou no Yes por tanto tempo", disse entre uma risada e outra.

Animado, o músico contou que a entrada de outros músicos trouxe novos ares para o Yes. "A chegada de Benoît e de Oliver nos deu fôlego. Essa é uma das razões de estarmos fazendo um novo disco. Temos novos integrantes, eles têm novas ideias e isso nos deu a possibilidade de fazer algo excitante", contou. "Um novo disco? Boa notícia", exclamou o repórter. "Sim, estou em Los Angeles trabalhando nisso, estamos escrevendo novo material, o disco sairá no próximo ano", revelou o baixista.

Serviço Yes:
Domingo, às 21h. No HSBC Brasil -
Rua Bragança Paulista, 1281. São Paulo.
Tel.: 4003-1212. Ingressos esgotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais