segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blind Guardian - entrevista exlcusiva

Texto: Vinícius Castelli
Fotos: Ronaldo Chavenco

Com disco novo na manga, At The Edge Of Time, a querida banda alemã Blind Guardian passou por São Paulo na última sexta (9), para apresentação que deixou o público que lotou a Via Funchal de boca aberta. Veja abaixo papo exclusivo com Hansi Kürsch, vocalista e líder da banda.

Você está feliz com os resultados do disco At The Edge Of Time?

Totalmente e sem quaisquer dúvidas. O álbum tem tudo que um clássico álbum do Blind Guardian precisa fornecer: energia, diferentes emoções e as mais belas melodias e orquestrações. A forma como as coisas aconteceram durante a produção foi melhor do que o esperado. Nossos fãs parecem gostar do álbum, então, estou muito feliz.

Como funciona para vocês o processo de composição? Estou perguntando isso, pois sua música é cheia de arranjos musicais.
Damos todo o tempo que a canção exige para se tornar uma boa música. É um processo muito longo e cuidadoso até que tenhamos concluído uma nova canção. Todos nós precisamos estar felizes com todos os aspectos da composição, até que realmente a consideramos estar finalizada.
Normalmente começamos com algumas ideias novas, que são muito bem elaboradas. Estas ideias vêm de uma fonte individual interior, e nós felizmente somos abençoados por isso. Segundo passo é um feedback construtivo pelo resto da banda, que inclui sugestões musicais, peças adicionais e melhorias.
Isso constantemente vai até temos uma música completa terminou. Uma vez que todos nós temos pequenos, mas eficientes equipamentos de gravação, podemos fazer as gravações em casa. Uma vez que uma música é considerada pronta, vamos discutir quais seriam os elementos principais que devem ser apresentados nesta canção. É quando a produção começa e tudo vai ser virado de cabeça para baixo. No início da composição pode ser uma visão muito vaga de uma imagem, mas no final ela sempre acaba uma imagem óbvio e colorida, que contém uma grande quantidade de surpresas lógicas.

É difícil reproduzir as canções ao vivo?
Às vezes é. Mas nós estamos ficando cada vez melhores em rearranjar para o mínimo. Depende também do álbum. A maioria das canções de At The Edge Of Time são bastante fáceis de transpor para o show, enquanto o material de A Night at the Opera ainda é um verdadeiro desafio após 10 anos.
O álbum foi composto para ser monstruoso e isso torna muito difícil encontrar uma solução para transportar isso para o show. O novo material também é muito intenso, mas composto em mais intervalos adequados.

Sabe o que os fãs acham do disco novo?
Sim. Realizamos uma boa quantidade de músicas no palco e mesmo sendo a primeira temporada que esta é sua primeira temporada como músicas ao vivo, recebemos um feedback espetacular. Isso é um indicador.
Ele foi listado como álbum do ano, ou pelo menos em altas posições. As vendas do álbum também são grandes, então eu acho que a maioria das pessoas gostam muito.

Quais músicas de At The Edge Of Tempo funcionam bem no palco?
Até agora só temos tocado quatro, e todas elas funcionaram muito bem. Acho que colocaremos outra música nova nos próximos shows. Basicamente todas as músicas desse álbum podem ser tocadas. Eu teria preocupações com Valquírias, pois a música em termos sonoros, é uma canção muito diversa, que exige muita atenção dos músicos.

Qual foi sua primeira experiência com música?
A música sempre foi uma parte muito importante da minha vida. Quando criança, eu cantava constantemente, eu simplesmente gosto e isso me fez feliz. Mas eu realmente nunca pensei nisso. Inspirado pela minha irmã mais velha, eu comecei a ouvir Queen e Electric Light Orchestra, quando eu tinha nove ou dez anos. A experiência mais intensa foi ouvir um disco do Deep Purple um ou dois anos mais tarde. A intensidade da música Fireball mudou a minha perspectiva sobre música. Fiquei realmente surpreso e não podia acreditar no que eu havia acado de ouvir. Desde então o Deep Purple é a minha banda favorita.

Eu também quero saber o que você ouve.
Eu amo todos os tipos de música. Não há limites. Quando eu tinha 18 eu só ouvia Metal, mas depois voltei-me para coisas velhas, além disso. De Madness e Dead Kennedys até Nevermore e Iced Earth, passando por Kate Bush. Gosto de muita coisa.

Existe alguma outra coisa, nova ou antiga, que te inspira?
Todas essas bandas são uma inspiração. Compositores como Peter Gabriel, Paul Simon, Pete Townsend, Steve Harris, Geddy Lee ou Mark Knopfler me surpreendem muito. É uma habilidade escrever um bom álbum.

O que é para a banda se apresentar em São Paulo?
São Paulo é um dos shows mais importantes para nós em geral. Não é que qualquer show seja menos importante. É a nossa quarta visita. É pura diversão respirar toda a energia e empolgação que Brasil tem a oferecer. Escusado será dizer que teremos uma explosão durante o jantar.

Há algo que você deseja alcançar com a banda?
Bem, preparar alguns álbuns fortes é definitivamente a minha meta para os próximos anos.
Mas vai ter o nosso tempo, como sempre.
Para mim, é um grande presente ser capaz de realizar minhas visões musicais na frente de uma boa quantidade de pessoas e torná-los felizes com isso.

Você pensou no início que o Blind Guardian ficaria por tanto tempo fazendo discos, shows e, com tantos fãs ao redor do mundo?
Quando começamos a banda, definimos o objetivo preciso para que fosse algo bem sucedido. Em alguns países, demorou mais do que esperado. Nós realmente não pensamos em um período de tempo. Como disse, quando jovem, eu não pensava na longevidade da nossa carreira. Como citado em algumas das nossas músicas, eu acredito que o tempo é irrelevante. Ainda hoje, meu futuro é mais baseado no amanhã, não no que pode acontecer em 10 ou 20 anos. Então isso não mudou realmente. Eu gosto de estar aqui e agora.

Quais são os próximos planos?
Temos alguns planos, tenho que admitir. Agora estamos trabalhando em projetos diferentes. O mais importante talvez o projeto orquestral, que contém 12 músicas inéditas, todas realizadas por uma orquestra gigantesca e eu faço um tipo de narrativa cantando sobre ela. A música pode ser definida como ‘Blind Guardian Musical’. É uma descrição bastante vaga, eu sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais