quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Foo Fighters: História que dá gosto

O que dá mais gosto, tanto para o músico ou banda quanto para o próprio fã, é saber que sua origem foi humilde e de garra. Diferentemente dos milhares de produtos enlatados, aqueles fabricados para sucesso momentâneo que lançam um, dois, e quem sabe até um terceiro disco e depois somem pois não têm qualidade para se sustentar, nada melhor do que suar a camisa e conquistar espaço com o próprio talento. E talvez esse seja o maior tesouro de Dave Grohl e da banda norte-americana Foo Fighters - uma das melhores e mais respeitadas da atualidade.

O longa-metragem 'Foo Fighters - Back And Forth' (Sony Music, R$ 39,90 em média), chega agora às lojas e escancara de forma deliciosa toda a brilhante trajetória do líder Grohl e de seu grupo. Impecável, a visão do diretor James Moll, ilustra e enriquece os 140 minutos de filme com detalhes curiosos e entrevistas saborosas.

Se alguém acha que a carreira do grupo foi fácil, mesmo tendo seu líder feito parte do Nirvana, engana-se. O baterista que virou guitarrista sem nunca deixar o amor pela bateria de lado, se tornou também ótimo vocalista e excelente compositor. Ah, vale ressaltar também que Grohl ganhou o respeito de vários medalhões que já andavam firmes pelo mundo da música quando ele ainda engatinhava em casa.

Mas tudo isso levou tempo. A história teve início com o conjunto Scream, de onde saiu ainda adolescente para se juntar ao Nirvana - com quem gravou 'Nevermind', um dos discos mais importantes e inovadores da história. Fato curioso é que o baterista quase desistiu da música após o suicídio do ex-companheiro de banda, Kurt Cobain, em 1994. Mas a vida tinha outro rumo para o músico.

Mal sabia ele que as canções que havia composto e gravado em fita cassete dariam vida ao disco de estreia do que o mundo conheceria como Foo Fighters. As comparações do público e da imprensa entre sua nova banda e o Nirvana também são abordadas no longa.

O filme também trata da entrada e saída dos músicos na banda, da participação de Grohl no Queens Of The Stone Age - liderado por Josh Homme -, enquanto os ‘foo fighters' Taylor Hawkins, Nate Mendel, Chris Shiflett e Pat Smear e até o próprio Grohl viam a banda se despedaçando.

Mas a vida tinha novamente outro destino para o músico e sua banda. 'Back And Forth' é a história do grupo que saiu da velha fita cassete e de pequenos clubes para excelentes discos vendidos nos quatro cantos do mundo e shows em estádios lotados. Não foi moleza, e é isso o que dá mais gosto de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais