segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rory Gallagher em registro histórico

Referência da música irlandesa e nome que figura até hoje entre os principais compositores de blues e rock do mundo, o guitarrista e vocalista Rory Gallagher - morto em 1995 - deixou, entre tantas pérolas que produziu, registro da turnê que fez em sua terra natal, no ano de 1974.

Gravado e lançado enquanto a Irlanda vivia tempos de violência, por conta de problemas políticos - o que fez com que quase nenhum artista se apresentasse no país -, Rory, munido de sua inseparável guitarra Stratocaster modelo 1961, deu a cara para bater e caiu na estrada.

O DVD ''Rory Gallagher - Irish Tour 74'' (ST2, R$ 37 em média) traz apresentação explosiva do músico, ao lado de seu fiel companheiro, o baixista Gerry McAvoy, além, é claro, do baterista Rod de''Ath e do excelente tecladista Lou Martin.

Trinta e sete anos após seu lançamento, o filme - gravado para ser exibido na TV - dirigido por Tony Palmer, ganha remasterização digital. De sonoridade única e composições inconfundíveis, o irlandês de fôlego jovial, sempre bem amparado pelos músicos que o acompanhavam, abusa das notas, solta a voz sem medo de ser feliz e esbanja simpatia durante todo o espetáculo.

Rory tira canções como ''Walk On The Hot Coals'', ''Going To My Home Town'', ''Hands Off'', um dos destaques, e ''Tatoo''d Lady'' - uma de suas composições mais importantes. Com pouca distorção, o músico pincela arranjos belíssimos na viagem blueseira ''A Million Miles Away''.

A nova versão chega recheada de bônus. Além de filmagens feitas durante excursão da banda para o Japão no mesmo ano, o DVD traz também cenas da turnê do músico em 1972, com apresentações ao vivo.
O disco ainda é recheado por comentários de McAvoy e Donal Gallagher, irmão do guitarrista.
Não se trata de nenhuma grande produção como os shows dos dias atuais. Em ''Irish Tour''74'', o que fala alto é a música realmente.

Um comentário:

  1. Tenho esse Vhs, vinil duplo e dvd com extras. Rory é simplesmente virtuoso. Tenho todos seus vinis. Fantástico. Sem comentários!! Alicio Santo Andre SP

    ResponderExcluir

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais