segunda-feira, 2 de maio de 2011

R.E.M para valer em novo disco

A receita do R.E.M é única. E temos de admitir que, mesmo gostando mais ou menos de alguns de seus trabalhos, os principais ingredientes sempre estiveram intactos. Mesmo sem ter tido boa receptividade em seus últimos discos, o grupo se manteve firme e praticando o que sabe melhor fazer: canções honestas.

Mas se álbuns como Around The Sun (2004) e Accelerate (2008) não agradaram muito, Collapse Into Now (Warner Music, R$ 30 em média), novo disco de estúdio e 15º da carreira, tem tudo para surpreender. Produzido pelo irlandês Jacknife Lee, responsável também por Acellerate, a nova empreitada do trio chega recheada por 12 ótimas canções. Toda a energia já conhecida de outrora é prata da casa novamente. O vocalista Michael Stipe e sua trupe tiram do bolso composições vibrantes como Discover, responsável pelo início da viagem sonora, e All The Best.

Não há como não fazer ligação entre a nova Überlin com Drive, grande clássico do grupo. O disco desacelera com a balada Oh My Heart. Os belos arranjos do violão de Peter Buck ilustram a composição ao lado da banda de metais Bonerama, de Nova Orleans, enquanto Stipe canta: “Este lugar precisa de mim aqui para recomeçar/Este lugar é a batida do meu coração/Oh meu coração/Oh meu coração”. Grata surpresa é a presença de Eddie Vedder, líder do Pearl Jam, como vocal de apoio em It Happened Today. Collapse Into Now é intenso, repleto de pontos altos. A calma Every Day Is Yours To Win antecede o rock estridente de Mine Smell Like Honey, momento explosivo do disco.

O R.E.M brilha com Walk It Back. A balada cheia de arranjos delicados tem belos coros, que roubam a cena na canção. Collapse Into Now é também uma mistura de ritmos e energias. Alligator Aviator Autopilot Antimatter traz solos sujos de guitarra e, ao lado da composição That Someone Is You, é capaz de fazer qualquer um cantar.  Não foram necessários mais do que três minutos para Me, Marlon Brando, Marlon Brando And I roubar a cena. Singela, a canção de harmonia e letra capazes de fazer o ouvinte viajar para longe é o grande momento do disco. Para fechar em grande estilo, o R.E.M tem ainda em seu ‘cast’ a lendária cantora Patti Smith que, ao lado de Stipe, canta Blue.

O baixista Mike Mills afirmou que Collapse Into Now é o melhor disco da banda desde Out of Time. Aí
já não sei se dá para concordar. Mas, no mínimo, temos de convir que o trio reencontrou sua energia sabe-se lá onde, se renovou e preparou um disco delicioso. E é isso o que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais