segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Iron pelas lentes de Ross Halfin

Quando se trata do grupo de heavy metal Iron Maiden, a energia não está estampada somente nas poderosas canções. Não no caso deles, pelo menos.


As clássicas fotografias tiradas da banda ao longo de mais de 30 anos de carreira estampadas nas capas de revistas lançadas ao redor do mundo mostram bem a força dos shows.

A maior parte das imagens foi feita pelas lentes do fotógrafo Ross Halfin, e agora registrada no livro Iron Maiden - Fotografias (Editora Madras, 256 págs., R$ 89).
Com prefácio assinado pelo fundador e baixista Steve Harris, a obra mostra através de belíssimas imagens a parceria entre a banda britânica e Halfin.

No fim dos anos 1970, o fotógrafo clicou as primeiras cenas do grupo, quando ainda contava com o vocalista Paul Dianno.
Fotos em preto-e-branco feitas durante a primeira turnê pela velho continente também ilustram bem as páginas iniciais do livro.
O famoso show no Rainbow Theatre, em abril de 1980, enquanto divulgavam o primeiro álbum, é outro importante registro de Halfin.

Os primeiros cliques da banda junto ao vocalista Bruce Dickinson - que ocupou o lugar de Dianno -, assim como as primeiras fotos do baterista Nicko McBrain também são do mesmo fotógrafo.

A turnê mundial do clássico álbum Powerslave está bem registrada no livro.
O lendário concerto feito no Long Beach Arena, em 1984, que resultou no álbum ao vivo Live After Death, é ilustrado através de ótimas fotos.

A primeira visita do grupo ao Brasil, durante o festival Rock In Rio, em 1985, é lembrada no livro por meio de imagens tiradas do palco - de onde se enxergam milhares de pessoas -, com vista para o palco e pelas ruas do Rio de Janeiro.

Fosse durante as passagens de som, ou nos bastidores, enquanto os guitarristas Dave Murray e Adrian Smith afinavam as cordas. Nos aeroportos e nos pubs. Nos palcos e na estrada.
As lentes de Halfin registraram tudo e mais um pouco.

Matéria publicada hoje no caderno de cultura do jornal Diário do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais