terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os segredos de Paranoid

 Há 40 anos, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward foram ao Regent Sound Studios, em Londres, e gravaram em apenas dois dias, aquele se tornou um dos discos mais importantes da história do rock.

Paranoid, segundo álbum do grupo britânico Black Sabbath, ganha documentário pela Classic Albums – série intimista que explora a produção de discos que se tornaram clássicos.

O DVD Paranoid – Classic Albums (ST2 Records, R$ 26 em média) transporta o telespectador ao ano de 1970, e nele, os músicos discutem toda a trajetória da gravação.

Divisor de águas na vida da banda, Paranoid foi gravado com dinheiro contado e sob pressão de tempo. Sem quaisquer recursos sonoros, o Black Sabbath contou com a produção do talentoso Roger Bain no disco.
O documentário traz, além de entrevistas exclusivas com os quatro músicos, cenas raras de arquivo.

O guitarrista Tony Iommi, o baterista Bill Ward – hoje com cabelos grisalhos – e o baixista Gezzer Butler fazem algumas demonstrações de canções que listam no disco.

War Pigs, música que abre o petardo sonoro, era a sugestão de título para o álbum, mas assim que os executivos da gravadora escutaram a canção Paranoid, o nome foi vetado, e o disco batizado de Paranoid.

A canção que leva o nome do álbum foi, aliás, criada às pressas. A banda já havia finalizado as gravações, o disco estava sendo mixado quando o produtor Roger Bain avisou aos músicos que precisaria de mais tempo de música para preencher o álbum.

E, em apenas 20 minutos, como em um passe de mágica, estava composta Paranoid.

Antológico, o disco foi recheado com canções que se tornaram clássicos. Iron Man, War Pigs e Faries Wear Boots abriram várias portas para o grupo. Paranoid levou o grupo ao programa Top of the Pops e, em um instante, os desconhecidos garotos de Aston ganharam o mundo.
Os segredos de Paranoid estão servidos, é só degustar.

Coluna publicada hoje no caderno de Cultura do Diário do Grande ABC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais