domingo, 31 de outubro de 2010

Sonata Arctica faz show memorável em São Paulo

Apesar do sábado chuvoso, estava quente e abafado, e assim como no show de Rob Halford, o Carioca Club ficou lotado. Só que desta vez para receber o Sonata Arctica, que conta com uma enorme e fiel legião de fãs.

Do lado de fora a fila estava enorme, e lá dentro os fãs se aglomeravam na pista ocupando todos os espaços. O palco do Carioca Club não é tão grande mas a vantagem é que de qualquer lugar da casa se consegue ter uma boa visão do show.

O Sonata Arctica é uma banda finlandesa de power metal, formada em 1995, e esta é sua terceira passagem pelo Brasil. Agora a banda veio divulgar o seu álbum mais recente, The Days of Grays (2009). Atualmente a banda é formada por Tony Kakko (Vocal), Elias Viljanen (Guitarra), Henrik Klingenberg (Teclado), Marko Paasikoski (Baixo) e Tommy Portimo (Bateria).
Por volta das 19h0 a intro Everything Fades To Gray começa a tocar nos PAs e o público já vai a loucura. Um a um os integrantes da banda vão surgindo no palco e começam o show com Flag In The Ground, do disco novo, seguida por Black Sheep. Depois eles mandam uma sequência de petardos: The Last Amazing Grays, Juliet, 8th Commandment, As If The World Wasn't Ending, Paid in Full, Tallulah e In Black and White.
Todas as músicas foram executadas com maestria pela banda e seus refrões pegajosos foram cantados por todos os presentes.
Depois foi a vez do guitarrista Elias Viljanen mostrar que domina as 6 cordas através da canção Liberty de Steve Vai, tocada com muita propriedade.
Ao final ele e o tecladista Henrik Klingenberg ainda travam um pequeno duelo entre os seus instrumentos.
O vocalista Tony Kakko agita o tempo todo e é um palhaço (no bom sentido). Fez brincadeiras e caretas durante todo o concerto, o que acabou irritando algumas pessoas que preferiam mais músicas no lugar dos "falatórios". Eu particularmente achei legal e acho que isso serve para dimimuir a distância entre banda e público (deixa o espetáculo mais humano). Alías, isso é melhor do que os discursos sobre "false metal" de Joey DeMaio do Manowar.

Era hora do Bis, que começou com uma brincadeira de Tony Kakko dividindo a platéia em partes. Cada uma deveria fazer o som de uma parte da bateria (chimbau, bumbo e caixa). Assim, sentado em um banquinho e com as baquetas ele foi imitando o toque da bateria e conduzindo a platéia para emitir os sons, e com isso conseguiu fazer a intro de We Will Rock You do Queen. Ficou muito legal.

Depois a banda toda apareceu no palco e eles tocaram FullMoon - antes de começar a cantar, Kakko fez mais uma brincadeira vocal., Emendaram Don't Say A Word e encerram o show com a engraçada Vodka (Hava Nagila)
O som estava ótimo. Alto e claro como deveria ser em toda apresentação. Todos saíram satisfeitos com certeza.

Set List:
1. Everything Fades To Gray (Intro)
2. Flag In The Ground
3. Black Sheep
4. The Last Amazing Grays
5. Juliet
6. 8th Commandment
7. As If The World Wasn't Ending
8. Paid in Full
9. Tallulah
10.In Black and White
11.The Dead Skin
12.Solos (Guitarra e Teclado)
13.The Cage

Bis:
14.We Will Rock You (Queen cover)
15.FullMoon
16.Don't Say A Word
17.Vodka (Hava Nagila)
18. Everything Fades To Gray (Outro)

Um comentário:

  1. Amei o show!
    Gostei bastante do Setlist e também das brincadeiras que o Tony fez. Claro, eu teria gostado bem mais se eles tivessem tocado outras músicas, mas graças a essas brincadeiras tive um tempo pra poder respirar, coisa que estava quase impossivel perto da grade. haha
    Enfim, obrigada pelos ingressos! Sem o blog não teria ido no show. =)

    ResponderExcluir

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais