sexta-feira, 11 de março de 2011

Anvil e Primal Fear fazem ótimos shows em São Paulo


Este show foi realmente uma grande e grata surpresa. Inicialmente era para ser somente um show da banda alemã Primal Fear, mas depois teve a feliz adição da banda canadense Anvil ao cast, o que realmente me empolgou muito para ir ao show.

No dia da apresentação, caiu uma chuva forte na cidade no periodo da tarde e começo da noite. Isso causou vários alagamentos e gerou o  tradicional “trânsito monstruoso” na capital paulista. Felizmente quando sai de casa a situação já estava bem melhor e consegui chegar ao Carioca Club em bom horário.

O Anvil foi formado na década de 70 e nos anos 80 eu até que ouvia falar bastante da banda, pois era frequentador da Woodstock discos (tradicional loja de discos especializada em Heavy Metal cujo proprietário era o Walcyr Chalas) onde era comum encontrar LPs da banda.
Nessa época também rolavam algumas notícias deles na revista Rock Brigade e a banda até chegou a ter algumas de suas músicas executadas na programação da extinta 97FM (em São Paulo). Depois dessa época as notícias sobre a banda realmente deram um minguada e eu cheguei durante um tempo pensar que a banda tinha acabado.

A banda é formada por Steve "Lips" Kudlow (Vocal e Guitarra), Robb Reiner (Bateria) e Glenn Five (Baixo) e uma curiosidade é que o Anvil já foi chamado de “a banda mais azarada do mundo” pois nunca alcançou o sucesso merecido, mesmo com mais de 30 anos de carreira. Sua sorte mudou quando foi lançado um documentário contando sua história entitulado “Anvil! The Story of Anvil”(2008) e que fez com que a banda passasse a ser reconhecida, permitindo aos seus integrantes viverem da música que fazem. Convenhamos que é justíssimo.

Por volta das 20h30 as cortinas do palco do Carioca Club se abriram e de cara o Anvil foi ovacionado pelos  numerosos fãs que foram prestigiar a banda. O guitarrista Lips é só sorrisos e parecia não acreditar no que via. Ele usa os captadores de sua guitarra como microfone e saúda o público. Depois disso foi uma aula de Heavy Metal com a banda mandando um petardo atrás do outro. Músicas como "March of the Crabs", "666" (essa era uma das que tocava na 97FM), "School Love", "Winged Assassins", "This Is Thirteen", "Mothra", "Thumb Hang" (dedicada ao mestre Ronnie James Dio), "White Rhino", "Forged in Fire", "Mad Dog" e "Metal on Metal" fizeram a alegria do público que parecia estar realizando o sonho de ver esta banda. E a realização do sonho foi por parte do Anvil também, como Lips tratou de deixar bem claro no início do show.

O som e iluminação estavam ótimos e permitiram ao Anvil mostrar todo o seu poder de fogo. Foi realmente memorável a apresentação da banda e espero sinceramente que logo eles voltem e façam um show só deles, pois, como ficou comprovado, cacife pra isso eles tem de sobra.

Depois da apresentação do Anvil, era hora do Primal Scream tomar o palco. E eu notei que muitas pessoas foram embora, o que deu uma aliviada na pista que estava lotada. 

Hoje a banda conta em suas fileiras com Ralf Scheepers (Vocal), Mat Sinner (Baixo), Randy Black (Bateria), Alexander Beyrodt (Guitarra) e Magnus Karlsson (Guitarra) e deste último sou fã de longa data.

Antes de falar do show do Primal Fear tenho que dizer que eu já tive a oportunidade de vê-los ao vivo no festival Live´n Louder de 2006 e naquela ocasião eu odiei a banda.
O som estava tão ruim naquele show que eu acabei pegando bronca deles. Depois disso eu procurei ouvir os discos deles e não gostei também pois achei tudo muito "genérico".
Mas vamos ao show de hoje que é o que importa...

A banda entrou no palco meia hora depois da saída do Anvil e já foi muito bem recebido pelo público. Assim como na apresentação do Anvil, o som e a iluminação estavam perfeitos e o setlist que a banda apresentou foi realmente de tirar o chapéu. O show começou com “Sign Of Fear”, “Chainbreaker” e “Battalions Of Hate”.
Logo na sequencia foram apresentadas “Rollercoaster”, “Seven Seals”, “Nuclear Fire”, “Six Times Dead (16.6)”. Ao final desta os músicos dão espaço para o baterista Randy Black que faz um inspirado solo de bateria. Depois todos voltam para mais um sequencia matadora. “Blood On Your Hands”, as 3 partes de “Fighting The Darkness”, “Riding The Eagle”, “Final Embrace” e fecham o set normal com “Metal Is Forever”. 

Para o Bis a banda fez um “guitar battle” entre Alexander Beyrodt e Magnus Karlsson que mostra todo o talento destes grandes guitarristas.  Para finalizar a banda executa os petardos “Angel In Black” e “Running In The Dust”, que já são clássicos em seu repertório.

Infelizmente o show acabou era quase 00h, o que fez com que algumas pessoas, que dependem do precário transporte público, deixassem o local antes do fim. Por fim posso dizer que desta vez o Primal Fear  me cativou, pois fez um show realmente legal. De fato a banda não ganhou mais um fã, mas conseguiu o meu respeito.

Setlist - Anvil:
Setlist - Primal Fear:
1. Sign Of Fear
2. Chainbreaker
3. Battalions Of Hate
4. Rollercoaster
5. Seven Seals
6. Nuclear Fire
7. Six Times Dead (16.6)
8. Drum Solo
9. Blood On Your Hands
10.Fighting The Darkness: A.Fighting The Darkness
11.Fighting The Darkness: B.The Darkness
12.Fighting The Darkness: C.Reprise
13.Riding The Eagle
14.Final Embrace
15.Metal Is Forever
Bis:
16.Guitar Solo (Duel)
17.Angel In Black
18.Running In The Dust

1. March of the Crabs
2. 666
3. School Love
4. Winged Assassins
5. This Is Thirteen
6. Mothra
7. Thumb Hang
8. White Rhino
9. Forged in Fire
10. Mad Dog
11.Metal on Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais