segunda-feira, 21 de março de 2011

Metallica ganha livro fotográfico

Tudo começou como brincadeira, apenas para passar o tempo. Mas o convívio entre o fotógrafo
Ross Halfin e o que viria a se tornar um dos nomes mais importantes da música pesada, o Metallica, rendeu
muitas imagens, capazes de contar boa parte da história da banda californiana. Muitas delas estão reunidas no livro Metallica – Fotografias (Ed. Madras, 240 págs. R$ 79,90 em média), que acaba de chegar às lojas.

O relacionamento entre o fotógrafo e os roqueiros teve início nos tempos em que o Metallica não era mais do que outro grupo qualquer tentando a sorte, quando ainda contava com o baixista Cliff Burton, morto em 1986. Halfin encantou os garotos da banda não por apenas ter conhecido, mas por ter fotografado o grupo britânico Iron Maiden – que também ganhou registro fotográfico pela mesma editora – nos meados da década de 1980, como afirma o guitarrista Kirk Hammet no prefácio da obra.

As ricas imagens ilustram várias das turnês do quarteto evaporando energia, como a do disco Master of Puppets. O fotógrafo acompanhou o conjunto ao redor do mundo e registrou, inclusive, sua primeira visita ao Brasil, em 1989, durante a excursão do álbum ...And Justice For All.

Várias imagens que se tornaram emblemáticas para a banda foram registradas pelas lentes de Halfin, assim como a foto que estampa a contracapa do disco Master of Puppets, tirada em São Francisco, acima da Ponte Golden Gate, tomada por forte nevoeiro. Cenas de bastidores não fugiram aos olhos do fotógrafo, assim como takes feitos em geleira no Alaska, a primeira visita da banda ao Japão e o quarteto no meio de
um campo coberto pela neve, na Dinamarca. As fotos que divulgaram a entrada do baixista Jason Newsted no lugar de Burton também foram feitas por Halfin e ilustram algumas das páginas.

Mesmo com várias imagens que remetem ao início da carreira, a maioria registra o momento em que o quarteto atingiu o estrelato, na época do famoso ‘álbum preto’, durante a turnê Don’t Tread.
A parceria durou até os shows baseados no Load, quando banda restringiu o acesso do fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais