Ross Halfin e o que viria a se tornar um dos nomes mais importantes da música pesada, o Metallica, rendeu
muitas imagens, capazes de contar boa parte da história da banda californiana. Muitas delas estão reunidas no livro Metallica – Fotografias (Ed. Madras, 240 págs. R$ 79,90 em média), que acaba de chegar às lojas.
O relacionamento entre o fotógrafo e os roqueiros teve início nos tempos em que o Metallica não era mais do que outro grupo qualquer tentando a sorte, quando ainda contava com o baixista Cliff Burton, morto em 1986. Halfin encantou os garotos da banda não por apenas ter conhecido, mas por ter fotografado o grupo britânico Iron Maiden – que também ganhou registro fotográfico pela mesma editora – nos meados da década de 1980, como afirma o guitarrista Kirk Hammet no prefácio da obra.
As ricas imagens ilustram várias das turnês do quarteto evaporando energia, como a do disco Master of Puppets. O fotógrafo acompanhou o conjunto ao redor do mundo e registrou, inclusive, sua primeira visita ao Brasil, em 1989, durante a excursão do álbum ...And Justice For All.

um campo coberto pela neve, na Dinamarca. As fotos que divulgaram a entrada do baixista Jason Newsted no lugar de Burton também foram feitas por Halfin e ilustram algumas das páginas.
Mesmo com várias imagens que remetem ao início da carreira, a maioria registra o momento em que o quarteto atingiu o estrelato, na época do famoso ‘álbum preto’, durante a turnê Don’t Tread.
A parceria durou até os shows baseados no Load, quando banda restringiu o acesso do fotógrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário