terça-feira, 29 de março de 2011

Uma preciosidade de Bob Marley

 A quantidade de material que surge anos, décadas depois de seu registro, faz a felicidade dos apaixonados por música. Jimi Hendrix é prova disso. Morto em 1970, o guitarrista deixou vasto legado e vários materiais póstumos foram lançados com jams, ensaios, shows e diversas versões diferentes para várias canções.


Outro tesouro que chega às lojas 30 anos após sua gravação, é de autoria do lendário músico jamaicano Bob Marley. Lançado em CD duplo, Bob Marley and the Wailers - Live Forever (Universal Music, R$ 45 em média) foi gravado em 23 de setembro de 1980, no Stanley Theatre, em Pitsburgo, nos Estados Unidos, durante show com casa absolutamente cheia, que divulgava o álbum Uprising, o último lançado ainda quando era vivo.

Inédita, a apresentação foi o último registro de show do compositor morto poucos meses depois. Acompanhado pela lendária banda The Wailers, o genial músico desfilou tesouros como Them Belly Full, Positive Vibration e Running Away. A sintonia do músico com a banda é algo impressionante. Notas suaves, suingue e ótimos arranjos vocais tomam conta das 20 canções apresentadas na noite.

Por conta da paz e do ótimo clima que o show transparece, fica impossível imaginar que Marley quase cancelou a apresentação daquela noite por conta de problemas de saúde. Marley só se apresentou pelos fãs, e também porque sabia que a banda precisava muito do dinheiro do show.

O músico, que lutou por igualdade social e paz através de suas canções, ainda tirou do bolso canções que se tornaram imortais como Jamming, o clássico Exodus, tocado de forma extraordinária e a dançante "Could You Be Loved". Ponto alto fica para sua canção de liberdade, Redemption Song.

Marley se tornou marco na história da música. Talentoso e ousado, ele continua inspirando, três décadas depois de sua morte, gerações e gerações de músicos. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais