sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dan Beehler retorna ao Brasil - entrevista

Quantas agulhas de toca-discos não tocaram nos anos 1980 músicas como Long Live The Loud, Pounding Metal, e Break Down The Walls. Todo garoto que ouvia rock naqueles tempos sabia do Exciter, ex-banda do baterista e vocalista canadense cabeludo Dan Beehler.
Sob o comando do baterista, o Exciter invadiu São Paulo para apresentação ao lado do Venom em 1986, quando a cidade ainda era carente de agenda musical internacional. Agora, 25 anos depois e em voo solo, Beehler tem data agendada para Capital paulista, no Carioca Club, na sexta-feira. Desta vez, o músico se apresenta ao lado de outro conjunto da velha guarda, o Hirax.

Beehler disse, em entrevista exclusiva, estar animado para o retorno ao Brasil. Pioneiro do metal, o baterista conta que tem como discos de cabeceira os petardos No Sleep'Til Hammersmith, do Motorhead, e Unleashed In The East, do Judas Priest. “É um sentimento maravilhoso saber que influenciamos tanta gente. Eu não acredito que ainda tocamos alguns sons que escrevemos há 30 anos”, revela.

Quando surgiu, o Exciter inovou o cenário mundial com riffs pesados e ardidos, solos meteóricos de guitarra e o principal: um jovem baterista e vocalista que, além do excelente vozeirão rasgado, tocava feito maluco e pedalava como ninguém nos dois bumbos. “Nós fomos influenciados por bandas como Judas Priest, Saxon e Motorhead. Apenas deixamos essas influências fluírem. Era fácil compor com John Ricci e Allan Johnson. A gente se esforçava para ser o mais pesado e barulhento possível, e agora não é diferente”, afirma.

Beehler diz se lembrar de sua passagem pelo Brasil em 1986. “Eu me lembro de tudo sobre São Paulo, foi uma loucura. A turnê foi a melhor que fiz em toda minha carreira. Havia uma rede enorme na frente do palco, o Venom foi incrível”. Mas esse show histórico não teria acontecido se ele tivesse aceitado o convite para integrar o Megadeth em 1985, ao lado de Dave Mustaine.

O músico também foi convidado a ser baterista do Venom em 1989. Também recusou, e confessa ter se arrependido tempos depois. Mas passado virou história e agora, depois de tanto tempo, ele deve lançar álbum solo – foi finalizado, mas ainda não lançado – , e chega acompanhado pelos guitarristas Sean Brophy e Scott Walsh e pelo baixista e excompanheiro dos tempos de Exciter Allan Johnson.

Para o repertório de São Paulo, Beehler faz um pouco de suspense, mas afirma que estará carregado de composições do velho Exciter. Duas composições do novo disco, March Of Death e Messages To The Dead, também listam no setlist. “Agora que o primeiro disco da banda Beehler está pronto, não vejo a hora de tocar pelo mundo, encontrar os fãs que nunca me esqueceram e poder dizer a eles ‘muito obrigado’ ”.

Serviço:
Dan Beehler e Hirax.
Carioca Club. Rua Cardeal Arcoverde, 2.899. São Paulo. Sexta-feira (17) , às 18h.
Ingr.: R$ 60, através do site www.ticketbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais