segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jeff Healey e sua poderosa guitarra

A Grossman's Tavern, casa em Toronto (Canadá) que respira blues desde 1943, recebeu em 22 e 23 de abril de 1994 a visita de um velho conhecido. Jeff Healey, guitarrista local que desbravou o mundo, apareceu para concertos cujos registros chegam agora.


'The Jeff Healey Band - Live At Grossman's - 1994' (ST2, R$ 18 em média) foi gravado pouco antes de Healey lançar seu quarto álbum de estúdio, 'Cover To Cover' - disco recheado por releituras de grandes canções do blues.
Coincidência ou não, as apresentações na Grossman's Tavern também foram temperadas com os mesmos ingredientes que Healey colocaria em seu próximo disco.

O guitarrista, morto em 2008, vítima de câncer, deu ao público show intimista, mas de tirar o fôlego. Acompanhado pelo baixista Joe Rockman e pelo baterista Tom Stephan, o músico ainda teve como convidados o guitarrista Pat Rush - conhecido por acompanhar o lendário guitarrista Johhny Winter - e o gaitista Micheal Pickett.

'I'm Going Home', tão conhecida nos anos 1970 pelas mãos de Alvin Lee e do Ten Years After, ganha versão do canadense. Os arranjos, sempre magníficos, são prata da casa, como em 'Killing Floor', canção clássica regravada também por Jimi Hendrix e Led Zeppelin.

Healey, que perdeu a visão aos 8 meses, esbanja delicadeza, mergulha no blues, faz a guitarra chorar e deixa para o infinito sua versão para a belíssima 'As The Years Go Passing By'.
'Aint' That Just Like A Woman', composição R&B, conhecida também na voz de Chuck Berry, não escapa das mãos do guitarrista.

A homenagem aos Beatles fica por conta de 'Yer Blues', composição original do ‘álbum branco' do quarteto de Liverpool. Em 'Crossroads', de Robert Johnson, e predileta de Healey, o músico e banda esbanjam improvisos. O álbum ainda traz 'Dust My Broom', de Elmore James, 'Voodo Child (Slight Return)', de Jimi Hendrix, e 'All Along The Watchtower', de Bob Dylan. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais