terça-feira, 23 de novembro de 2010

Afrociberdelia será relançado em LP

Vinícius Castelli

Dentro de um mercado rodeado pelo CD e pela venda digital de músicas, isso sem contar os downloads ilegais, o disco de vinil continua buscando seu lugar ao sol. Prova disso são os lançamentos que tivemos este ano através da Polysom, única fábrica de vinil da América do Sul que está reativada.

Na lista – que cresce a cada mês – já constam títulos como Nós Vamos Invadir Sua Praia (Ultraje a Rigor), África Brasil e A Tábua de Esmeralda (Jorge Ben), Cinema (Cachorro Grande) e Todos os Olhos (Tom Zé), isso sem contar a discografia completa da Legião Urbana, lançada pela EMI e produzida pela Polysom.

A bolacha da vez se chama Afrociberdelia, clássico da banda Chico Science & Nação Zumbi, e segundo disco da carreira do grupo pernambucano. O relançamento do álbum faz parte do projeto da coleção Clássicos em Vinil. Lançado originalmente em 1996, o disco da banda de Recife traz em seu menu canções como O Cidadão do Mundo, Samba do Lado, Um Passeio no Mundo Livre e o clássico Manguetown, entre outras.

Produzido pela banda junto de Eduardo Bid, o LP original era composto por 13 músicas. O diferencial do relançamento da Polysom é que incluiu duas faixas que só figuravam no CD: Mateus Enter e Sangue de Bairro.
Assim como todos os outros títulos produzidos este ano pela empresa, Afrociberdelia está sendo feito em vinil de 180 gramas. O disco também teve os áudios remasterizados dos tapes originais e as artes também reproduzem o ‘verdadeiro’ projeto gráfico. O álbum deve chegar às prateleiras em dezembro.
Além da bela arte de capa, João Augusto, um dos proprietários da Polysom exalta: “Um LP que teve o acetato bem cortado, com as partes metálicas bem produzidas e a prensagem feita dentro dos padrões básicos tem o som infinitamente melhor do que qualquer MP3 ou coisa que o valha. Não há compressão do som por processos digitais binários. O vinil conserva uma profundidade do som que se perde claramente nos formatos digitais”.

A aposta da Polysom no velho formato de vinil não deve parar tão cedo. Títulos diversos como Estudando o Samba, de Tom Zé, Aqui, Ali, em Qualquer Lugar, de Rita Lee e Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas, do Titãs, estão na lista de próximos lançamentos da gravadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais