Os relançamentos fazem parte da série Neil Young Archives Official Release Series (Warner Music, R$ 28 em média cada). Três deles, inclusive, já apagaram as velas de seu 40º aniversário.
Músico engajado e referência do folk e do rock, Neil Young lançou antes e também enquanto trabalhava junto dos amigos David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash, alguns de seus discos mais importantes. Da série que chega agora às prateleiras, está Neil Young, seu trabalho de estréia, lançado em 1968, que mescla canções folks com harmonias psicodélicas de guitarra.
Lançado no ano seguinte, o ótimo Everybody Knows This Is Nowhere, que traz na capa Young ao lado de um cachorro, é o segundo disco de sua carreira solo. Foi seu primeiro solo gravado com a lendária banda Crazy Horse. Para este trabalho nasceram canções belíssimas como o clássico Down By The River, e Cinamon Girl.
After The Golden Rush é outro que faz parte do pacote de relançamentos. Também gravado com os músicos da Crazy Horse, com esse disco Young colocou os pés na década de 1970 com classe. Nas composições do álbum, realçou ainda mais o trabalho de coros vocais, como em Only Love Can Break Your Heart ou Birds. Entre canções delicadas e recheadas por belos arranjos, After The Golden Rush traz uma canção suja, Southern Man, uma das melhores da obra.
Para fechar a série está Harvest, quarto da carreira do canadense, e talvez seu disco mais conhecido.
Ainda passeando pelo folk, e sem a Crazy Horse – ele gravou Harvest com a banda Stray Gators – Young ilustra as canções com muito violão e arranjos de gaita. Só a composição Heart of Gold já vale toda a obra. Todos os discos tiveram o áudio restaurado, e mesmo sem trazer bônus, formam discografia indispensável.
Coluna publicada no Diário do Grande ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário