segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Raven e Steve Grimmett celebram o melhor do Metal em São Paulo

O primeiro Metal Attack, realizado no Carioca Club, no último sábado (13), já nasceu fazendo história ao reunir Steve Grimmett (ex-vocalista do lendário Grim Reaper) e o histórico grupo Raven. Tanto o Raven como Grimmett surgiram na cena metal no início dos anos 1980. Naquela época eu e meus amigos viviamos trocando fitas K7 (na época infelizmente não tinha mp3) contendo material dessas bandas, pois aqui no Brasil os LPs deles, quando chegavam, eram importados e os preços altos demais.

Posto isso, eu e mais alguns felizardos pudemos presenciar as performances fantásticas desses músicos e curtir uma noitada maravilhosa regada à clássicos do metal dos anos 80, e que eu particularmente considero o melhor período do metal.

O  primeiro que subiu ao palco foi o grande Steve Grimmett (grande no tamanho, na voz, carisma e na simpatia ) que com seu vozeirão resgatou os grandes clássicos do Grim Reaper e fez todo mundo "bater cabeça" e cantar os refrões de todas as músicas executadas.
Grimmett abriu a noite com  Rock You To Hell. Depois foi um verdadeiro massacre. As músicas Night Of The Vampire, Lust For Freedom, Wrath, Liar, Fear No Evil, Never Comming Back, Rock Until I Die, All Hell Let Loose, Now Or Never, Lay It On The Lies e Matter Of Time fizeram um setlist perfeito para os stage divings que ocorreram durante quase toda a apresentação.
Mas o show ainda não tinha acabado e para o bis eles tocaram Final Scream. Grimmett encerrou a apresentação com o clássico See You In Hell. Foi fantástico !!!


Depois foi a vez  do Raven, e nós que já haviamos achado o show do Grimmett ótimo, tivemos uma grande surpresa. Pois o Raven foi melhor ainda. Assim que subiram ao palco, um rapaz ao meu lado falou: "Esperei 30 anos pro esse momento". O Raven proporcionou uma verdadeira aula de Heavy Metal.
A banda britânica formada  pelos irmãos Mark (Baixo e Vocal) e John Gallagher (Guitarra e Vocal) e Joe Hasselvander (Bateria) começou o seu set com Take Control, do disco All For One.
Na sequência já emendou  Live At The Inferno, All For One, Breaking You Down - de Walk Through Fire, seu disco mais recente-, e Rock Until You Drop. Ao final desta música Mark Gallagher fez o seu solo de guitarra. E que solo!!!!

Depois eles tocaram o medley Speed Of The Reflex/Run Silent, Run Deep/Mind Over Metal. Ainda vieram  Long Days Journey, Faster Than The Speed Of Light e a mais pedida da noite On And On.

Para o bis uma grande surpresa. John Gallagher aparece no palco com seu baixo Explorer vermelho, e arranca gritos e aplausos da platéia. Com esse instrumento clássico ele fez um solo tão bonito que se Joey DeMaio (baixista do Manowar) estivesse presente, com certeza teria colocado a cabeça entre as pernas e chorado como uma menininha. Que solo fantástico !!!

Ainda havia espaço para a cereja do bolo. Eles chamaram Steve Grimmett ao palco e com ele executam Born To Be Wild do Steppenwolf  (que o Raven gravou nos anos 80 em um compacto num dueto com ninguém menos que Udo Dirkschneider, na época, vocalista do Accept).

Depois ainda fazem um medley com Symptom Of The Universe, do Black Sabbath,  I Don't Need a Doctor, Summertime Blues e Genocide/Break The Chain. Com esse medley eles encerraram a apresentação.

Este primeiro Metal Attack foi realmente inesquecível, um verdadeiro revival das lendas dos anos 1980. Fizeram apresentações memoráveis e compensaram os fãs presentes com o melhor do Metal. Se você perdeu, pode chorar que a gente vai entender, pois outro show desses.....
Após o show, Steve Grimmett e os músicos do Raven ainda foram até a rua atender pedidos de fotos e autógrafos dos fãs, demonstrando muita simplicidade e simpatia.
Fotos: Ronaldo Chavenco

Set List - Steve Grimmett:
1.  Rock You To Hell
2.  Night Of The Vampire
3.  Lust For Freedom
4.  Wrath
5.  Liar
6.  Fear No Evil
7.  Never Comming Back
8.  Rock Until I Die
9.  All Hell Let Loose
10. Now Or Never
11. Lay It On The Lies
12. Matter Of Time
Bis
13. Final Scream
14. See You In Hell

Set List - Raven
1. Take Control
2. Live At The Inferno
4. All For One
5. Breaking You Down
6. Rock Until You Drop
7. Solo Guitarra - Mark Gallagher
8. Speed Of The Reflex / Run Silent, Run Deep / Mind Over Metal
9. Long Days Journey
10.Faster Than The Speed Of Light
11.On And On
12.Crash Bang Wallop
13. Don´t Need Your Money
Bis
14.Solo Baixo John Gallagher
15.Born To Be Wild
16.Break the Chain / Symptom Of The Universe /Roadhouse Blues / Break The Chain (reprise)

5 comentários:

  1. tm uma coisa errada no set do Raven,eu acho q eles nao tocaram For The Future(nao tenho certeza)e eles tocaram tambm Crash,Bang,Wallop e Don't Need Your Money

    ResponderExcluir
  2. Oi. Caso confirme essa informação, por favor, nos avise. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Não tocaram for the future e tocaram crash bang wallop e don't need your money e o bis na break the chains teve partes da roadhouse blues do doors e não o q saiu

    ResponderExcluir
  4. Ola...
    Segue alguns videos do show do Raven.

    http://www.youtube.com/topo2010

    Abcs

    ResponderExcluir

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais