sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aula do professor Beck


O fã de rock não poderia ter semana melhor. No domingo e segunda-feira, Paul McCartney e na quinta-feira Jeff Beck, sem falar de Twisted Sister e Yes que ainda passarão por São Paulo nos próximos dias.

No caso do guitarrista britânico, a apresentação de ontem, no Via Funchal, preencheu todas as expectativas. Depois de 12 anos sem passar por aqui, Beck trouxe a turnê de seu mais recente lançamento, Emotion & Commotion, em um show com bom público.

Em pouco mais de 1 hora e meia, o artista desfilou sons de sua extensa carreira, baseada principalmente no fusion e blues. A abertura ficou com Plan B, emendada com Stratus, cover de Billy Cobham.

Após um breve agradecimento no microfone, Beck começou a pesada Led Boots e passou para a tranquila Corpus Christi Carol, do disco novo. Música delicada, que mostrou a versatilidade de Beck.

Na seqüência veio Hammerhead, também do novo álbum. Neste som, o guitarrista abusou dos wahwah, remetendo até a algo mais hendrixiano, levantando o público.Vale destacar também a performance do baterista Narada Michael Walden, com boas viradas e que fisicamente lembra o Mike Terrana, ex-batera do Rage.

Já que destacamos atuações individuais, Rhonda Smith deu um show a parte. A baixista presenteou o público com um empolgante solo e agitou muito com seu charme.

Com o público ganho foi a vez da música mais ‘pop’ da apresentação. People Get Ready foi composta originalmente por Curtis Mayfield, mas ganhou definitivamente espaço nas FM’s nos anos 80, quando regravada por Beck na companhia de Rod Stewart teve também um bonito clip exibido na MTV.

Passado o momento mais leve, a banda veio com a pedrada You Never Know do álbum There and Back que foi seguida por Rollin’ & Tumblin’, bluesão de primeira de Muddy Waters que ganhou excelente versão na voz potente de Rhonda. Depois foi a vez de Somewhere Over the Rainbow, Blast From the East e Angel Footsteps.

Na parte final da apresentação vieram Dirty Mind, que tem um, entre muitos do show, solo matador. Ainda houve tempo para Brush With Blues, que como o próprio nome denuncia descamba para um blues de primeira com boas improvisações do grupo e por fim A Day in the Life, dos Beatles, que ganhou uma cara um pouco mais pesada, com direito a referências a riffs mais pesados do próprio Beck.

Na hora do bis vieram a funkeada I Want to Take You Higher e a nostálgica How High the Moon. A despedida ficou com a bela Nessun Dorma, presente no disco mais recente.

É fato que faltaram músicas como Beck’s Bolero, Shape of Things ou até alguma coisa do Beck, Bogart & Appice. No entanto, Jeff Beck continua produzindo coisas muito boas e que devem ser tocadas. Se Beck é um dos últimos guitar-heros vivo, vida longa ao mestre.

Fotos: Ronaldo Chavenco

Set-List
Plan B
Stratus
Led Boots
Corpus Christi Carol
Hammerhead
Mna Na Eireann (Woman of Ireland)
Rhonda Smith Solo
People Get Ready
You Never Know
Rollin’ & Tumblin’
Big Block
Somewhere Over the Rainbow
Blast From the East
Angels Footsteps
Dirty Mind
Brush With the Blues
A Day in the Life


Bis
I Want to Take You Higher
How High the Moon
Nessum Dorma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais